O que é
O hipoclorito de sódio é uma substância muito utilizada como desinfetante para superfícies, mas que também pode ser utilizada para purificar a água para uso e consumo humano. O hipoclorito de sódio é conhecido popularmente como água sanitária, lixívia ou cândida, que é vendida em solução de até 2,5% de hipoclorito de sódio.
O hipoclorito de sódio pode ser comprado em mercados, quitandas, sacolão ou farmácias. Existem no mercado pastilhas de uso doméstico e, geralmente, uma pastilha é utilizada para purificar um litro de água, mas deve-se ter atenção às instruções do tipo de hipoclorito de sódio que é vendido, porque também existe hipoclorito vendido como sal, soluções ou em pastilhas que são utilizadas para purificar cisternas, poços e para o tratamento de piscinas. Nessas situações, a concentração da substância é muito maior e pode trazer problemas para a saúde.
Para que serve
O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.
Para purificar a água para consumo humano, recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio de concentração 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água.
Uma das etapas de tratamento da água, como piscinas e também das águas para o consumo nas estações de tratamento, é a adição de “cloro”, essa etapa é denominada de cloração.
Porém, é interessante notar que, na verdade, nem sempre se adiciona o cloro (Cl2), na maioria das vezes, é uma solução de hipoclorito de sódio. Dependendo do objetivo que se pretende, são utilizadas soluções com concentrações diferentes.
Cuidados ao manipular hipoclorito de sódio
Ao utilizar hipoclorito de sódio, é muito importante evitar o contato direto com a substância, porque ela possui ação corrosiva, que pode causar queimaduras na pele e nos olhos, quando está em grandes concentrações. Dessa forma, é aconselhado sempre utilizar luvas.
O que acontece se utilizar hipoclorito de sódio de forma errada
Se for usado, acidentalmente, hipoclorito de sódio em doses acima do recomendado, deve-se lavar a região exposta imediatamente com água corrente e observar se surgem sintomas como coceira e vermelhidão.
Quando se ingerem doses exageradas desta substância, podem surgir sintomas de envenenamento como vontade de vomitar, tosse e dificuldade para respirar, sendo necessário atendimento médico urgente.
No entanto, quando o hipoclorito de sódio é usado dentro das recomendações, é seguro para saúde e a água tratada pode até ser oferecida para bebês e crianças.