Por Sibylle Muller
As águas cinzas são aquelas originadas na saída de lavatórios, ralos de chuveiro e máquinas de lavar. São uma mistura de água, produtos de higiene e baixa concentração de matéria orgânica. Estas águas constituem um recurso hídrico a mais que, pode passar por um tratamento e ser reaproveitado em tarefas que necessitam de água, mas não potável. Para estes usos, em que a potabilidade não é requerida, os níveis dos parâmetros de qualidade da água não precisam ser os mesmos estabelecidos quando para o consumo humano, uma vez que a água não será ingerida e não terá contato direto com a pele e mucosas.
Já pensou em dar descarga ou abrir a mangueira do jardim e saber que não está utilizando água potável, comprada das empresas de saneamento básico? Além de econômica, essa atitude tem grande valor para o meio ambiente: reduz a carga poluidora despejada nos rios, preserva a água potável para fins nobres (água para beber e água para tomar banho, por exemplo). Imagina a economia com o uso de água não potável tratada, em vasos sanitários, limpeza, irrigação de áreas verdes, sistemas de ar condicionado, para um prédio, com 40 famílias, por exemplo.
A boa notícia é que, com as tecnologias atuais, é possível realizar este ciclo dentro dos próprios empreendimentos. Empresas, shoppings centers, centros de eventos e condomínios já adotam o reuso de água cinza para a gestão ambiental e econômica das atividades. O volume gerado de águas cinzas em um empreendimento residencial ou comercial, na maioria das vezes, atende as necessidades de vazão dos pontos de consumo para água não potável.
Por esse motivo, a AcquaBrasilis, empresa que atua no mercado para oferecer as melhores soluções em gestão hídrica, inicia os projetos de reuso de águas cinzas a partir de um balanço hídrico dos empreendimentos, onde se apresentam todas as fontes (esgoto bruto, águas cinzas, águas de drenagem, por exemplo) e avalia onde elas podem ser aproveitadas, após o tratamento, para garantir o melhor custo benefício e a redução de despesas aos usuários.
O AcquaCiclus, tecnologia da AcquaBrasilis, utiliza um sistema único de tratamento de efluentes que utiliza a tecnologia de leitos fixos rotativos (rotores). O funcionamento é baseado em princípios naturais de degradação da matéria orgânica, que permite a digestão do esgoto em presença de oxigênio do ar, sem a necessidade de introduzir nenhuma substância ou produto estranho ao processo. Trata-se de um sistema de tratamento inovador para o reuso de águas cinzas no Brasil, e que vem sendo projetado e utilizado com sucesso em projetos com mais de 10 anos. A empresa já elaborou 220 projetos de sistemas AcquaCiclus com reuso de água cinza, tendo em operação 145 Sistemas, com capacidade instalada de 37.440 m3/m de água cinza tratada, em todo o Brasil.
Quais são os benefícios das estações de tratamento de águas cinzas e reuso?
- Valorização do Patrimônio
- Economia na Conta de Água, Esgoto e redução de despesas mensais
- Garantia da disponibilidade em épocas de escassez
- Atitude responsável com o meio ambiente
- Excelente custo-benefício
- Baixo consumo de energia
- Baixo custo operacional e de manutenção
- Sistemas aeróbicos que não produzem cheiro
- Sistema modulável com opção de aumentar a capacidade conforme a necessidade de crescimento