Image module

Aproveitamento e gestão
de águas pluviais

A partir de estudos de avaliação do custo x benefício do aproveitamento das chuvas para cada obra e região, a AcquaBrasilis, desenvolve projetos e instala sistemas para tratamento e armazenamento dessa água para aproveitamento em finalidades não potáveis.

As águas de chuva tratadas podem ser usadas, principalmente, em irrigação de jardins, canteiros e lavagem de piso, calçadas, limpeza em geral. Podem, também, ser usadas em descargas de vasos sanitários e lavagem de veículos.

As águas pluviais podem ser coletadas, preferencialmente, em coberturas dos edifícios residenciais, comerciais e industriais. O tratamento dessas águas deve prever filtração e desinfecção, mesmo para a utilização em fins não potáveis.

A possibilidade de substituição de parte dos volumes de água potável por água pluvial resulta em redução efetiva do consumo de águas potáveis, reduzindo custos e otimizando o uso de recursos hídricos em finalidades mais nobres.

Água de Drenagem

As águas de drenagem são águas subterrâneas, que correm a baixas profundidades, às vezes, aflorantes. Surgem, muitas vezes, na escavação de obras realizadas próximas a cursos d´água. Para que as construções possa evoluir passam geralmente por um bombeamento e descarte.

Para realizar o aproveitamento destas águas, é recomendável realizar análises preliminares da qualidade da água para a definição da estratégia de tratamento. Na maioria dos casos, essas águas tem teores de ferro e manganês acima dos valores adequados ao uso, podendo ainda conter sais.

Assim como águas pluviais, as águas de drenagem, mesmo para aproveitamento em fins não potáveis, dependendo do caso, da sua constituição e do uso que se dará a elas, deve passar, no mínimo, por filtração e desinfecção.

  • Ótimo custo-benefício;
  • Economia na conta de água:
  • Alinhamento com a preocupação ambiental;
  • Preservação de mananciais de água;
  • Otimização do sistema de abastecimento de água.

Soluções para o manejo das águas pluviais.

A AcquaBrasilis trouxe para o mercado brasileiro soluções para o manejo das águas pluviais. São basicamente sistemas de retenção de sólidos por vórtice, conhecidos por separadores de sólidos, desenvolvidos pela empresa anglo-americana Hydro International.

A retenção dos resíduos grosseiros, assim como, de óleos e graxas, evita o entupimento das galerias de águas pluviais, reduzindo a possibilidade de enchentes e minimiza o assoreamento e a poluição dos cursos d’água onde são descartas as águas pluviais.

Pelo seu benefício ambiental a inserção dessas soluções nos projetos de edifícios comerciais, residenciais e industriais, garante pontuação na certificação ambiental LEED, do Green Building Council dos EUA e do Brasil.

  • Consumo zero de energia no sistema;
  • Menor frequência de limpeza dos reservatórios;
  • Redução de entupimento das galerias de águas pluviais, com menor probabilidade de enchentes;
  • Menor assoreamento dos cursos d’água que recebem as águas das chuvas em decorrência da menor quantidade de sólidos na água.

ACQUA CICLUS

Clique no vídeo e veja como o sistema AcquaCiclus trata a água cinza de forma eficaz e sem prejudicar o meio ambiente: