A AGEREG (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Campo Grande) estabeleceu critérios de avaliação do sistema de abastecimento de água e esgoto prestado na Capital. Por meio de indicadores definidos pelo SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), a entidade vai propor um “semáforo” para medir a qualidade do serviço.
Conforme resolução, publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diogrande (Diário Oficial do município), a avaliação será baseada nas informações desagregadas no SNIS. Serão mensurados itens como universalização do tratamento de esgoto, índice de perdas de distribuição e até incidência de coliformes na água.
Na avaliação estática, o valor de cada indicador de qualidade obtido será comparado com os valores de referência e receberá classificação de acordo com a cor, em que o verde sinaliza resultados satisfatórios, com pleno atendimento aos valores de referência e dentro dos padrões esperados.
O amarelo indica valores moderados, que inspiram atenção por parte do prestador de serviço, ao passo que o vermelho aponta para valores insatisfatórios ou fora dos valores de referência.
Na modalidade de avaliação dinâmica, o valor de cada indicador no ano de referência será comparado com o índice obtido no ano anterior, e receberá classificação de acordo com a evolução – melhora, estabilidade ou piora.
A AGEREG vai publicar os resultados das avaliações em seu site. Os resultados obtidos poderão subsidiar certificação dos marcos contratuais do contrato de concessão com a Águas Guariroba, responsável pelo serviço de abastecimento e água e tratamento de esgoto em Campo Grande.